Bitcoin - A Moeda do Futuro - Resumindo Geek

Bitcoin - A Moeda do Futuro

Recentemente muito tem se falado sobre Bitcoins, a maioria das pesquisas feitas estão relacionadas a sobre o que seria, como funciona, para que serve etc. Mas hoje, iremos sanar suas dúvidas! Acomode-se e venha saber tudo sobre Biticoins!


O que é:
Bitcoin nada mais é do que uma moeda virtual, usada para efetuar pagamentos na internet, e agora fora dela. Criada por um pseudônimo chamado Satoshi Nakamoto, o Bitcoin é a primeira criptomoeda criada que não está centralizada, podendo ser usada em todo mundo.


História:
Criada em 2008 por um grupo ou pessoa anônima que adotou um pseudônimo de “Satoshi Nakamoto”, a Bitcoin não tinha seu protocolo aberto para todos, porém tinha um fórum chamado “BitcoinTalk” em que Satoshi aceitava raras contribuições de terceiros. Até meados de 2015 o Bitcoin era um mistério, atraindo a atenção de muitos jornais ao redor do mundo, e muitos deles especulavam quem era seu “criador”, mas nada foi confirmado.
Em 2016 Craig Wright (Craig Steven Wright) revelou em entrevistas à emissoras de TV populares como BBC e The Economist que era o criador da criptomoeda. Em suas entrevistas ele disse que tinha se revelado criador da moeda para acabar com as especulações da empresa.



A aceitação no mundo:
Desde o início foi difícil para a moeda ser aceita no meio corporativo, por oferecer brechas para ações ilícitas (como compra de drogas, armas e outros), pois o usuário da conta Bitcoin não precisa fornecer seus dados reais para criar sua conta, podendo usar apenas um pseudônimo para tal. E por não ser controlada por um governo as contas Bitcoin poder fazer lavagem de dinheiro, sonegação de impostos e transmitir malwares.
Mas a criptomoeda não é de todo mal, por ser virtual ela deixa de poluir o ambiente, evitando a derrubada de árvores para se fazer cédulas e extração de minérios para criar as moedas. Também existe a praticidade para pagar as compras, pois o pagamento pode ser feito pelo celular.


A parte técnica da moeda:

1 – As Unidades:
Existem três tipos de unidades bitcoin, são elas: milibitcoin (mBTC), microbitcoin (µBTC) e satoshi (homenagem ao criador damoeda).

- satoshi, é a menor quantidade do sistema, representando 0,00000001 bitcoin, um centésimo de milionésimo de bitcoin;

- milibitcoin, equivale a 0,001 bitcoin, valor de um milésimo de bitcoin;

- microbitcoin, equivale a 0,000001 bitcoin, valor de um milionésimo de bitcoin. Também chamado de um bit.

2 – Blockchain:
De maneira resumida, os Blockchain são máquinas que guardam em “blocos” as transações feitas em bitcoins e ficam disponíveis para qualquer um ver, mas não intervir. Os “blocos” são atualizados cada vez que um bloco se “enche” de informações.

3 – Transações:
As transações bitcoin são feitas como as transações de banco, usando um endereço remetente e um destinatário.

4 – As Carteiras:
As carteiras de bitcoin são o portal para que você possa usar o seu dinheiro, ela funciona como um cofre, onde você guarda seu dinheiro e quando precisa pode usá-lo. Existem 3 tipos de carteiras: Carteira física, software de carteira e serviço de carteira.

- Carteira física, é um tipo de armazenamento físico que contém suas informações de conta, como um cartão, um pen drive etc.

- Software de carteira, é um aplicativo que pode ser usado no computador, no celular ou em um smartwatch que faz transições e armazena chaves.

- Serviço de carteira, serviço online que armazena chaves para um usuário.

 

Valor Atual:


Atualmente o valor de 1,00 Bitcoin é igual a R$ 29.796,49 (04/02/2018).



Bem geek’s, espero que tenham entendido o que é o Bitcoin. Casotenham alguma dúvida basta deixar aí nos comentários que estaremos sempre respondendo!


Postar um comentário

Copyright © 2025 Resumindo Geek. Designed by OddThemes