Para entender o que é o Natal, primeiro temos que entender o que significa a palavra "Natal''. A palavra Natal vem do latim (Natale), que significa "Nascimento de Jesus Cristo", sua primeira citação foi em Roma no ano de 336 d.C. Porém, a ''festa'' Natal só foi instituída oficialmente no ano de 354 d.C., pelo Papa Libério.
Por que o dia 25?
Na igreja:
Segundo estudos, a data de 25 de dezembro não é a data real do nascimento de Jesus. A Igreja entendeu que devia cristianizar as festividades pagãs que os vários povos celebravam por altura do solstício de Inverno. Portanto, segundo certos eruditos, o dia 25 de dezembro foi adotado para que a data coincidisse com a festividade romana dedicada ao "nascimento do Deus sol invencível", que comemorava o solstício do Inverno. No mundo romano, a Saturnália, festividade em honra ao deus Saturno, era comemorada de 17 a 22 de dezembro; era um período de alegria e troca de presentes. O dia 25 de dezembro era tido também como o do nascimento do misterioso deus persa Mitra, o Sol da Virtude. Assim, em vez de proibir as festividades pagãs, forneceu-lhes simbolismos cristãos e uma nova linguagem cristã.
No comércio:
Aproveitando a tradição da igreja, o dia 25 de Dezembro é usado para incentivar as pessoas a comprarem presentes, com o intuito de presentear umas as outras. Isso começou quando o comércio Americano estava em baixa, e para alavancar as vendas, as lojas usaram o Natal como uma forma de chamar a atenção das pessoas. Depois de um tempo, se tornou uma tradição comprar presentes para os amigos e familiares no Natal, e acabou se tornando uma das maiores (se não a maior) data de comércio do mundo.
De onde vem os principais símbolos do Natal?
Papai Noel: O personagem foi inspirado em São Nicolau, arcebispo de Mira na Turquia, no século IV. Nicolau costumava ajudar, anonimamente, quem estivesse em dificuldades financeiras. Colocava o saco com moedas de ouro a ser ofertado na chaminé das casas. Foi declarado santo depois que muitos milagres lhe foram atribuídos. Sua transformação em símbolo natalino aconteceu na Alemanha e daí correu o mundo inteiro.
Árvore de Natal: Civilizações antigas que habitaram os continentes europeu e asiático, no terceiro milênio antes de Cristo, já consideravam as árvores como um símbolo divino. Eles cultivam-nas e realizavam festivais em seu favor. Essas crenças ligavam as árvores a entidades mitológicas e sua projeção vertical, desde as raízes fincadas no solo, marcava a simbólica aliança entre os céus e a mãe terra. Nas vésperas do solstício de inverno, os povos pagãos da região dos países bálticos cortavam pinheiros, levavam para seus lares e os enfeitavam de forma muito semelhante ao que se faz, nos atuais dias. Essa tradição passou aos povos Germânicos, que colocavam presente para as crianças sob o carvalho sagrado de Odin. No início do século XVIII, o monge beneditino São Bonifácio tentou acabar com essa crença pagã que havia na Turíngia, para onde fora como missionário. Com um machado cortou um pinheiro sagrado, que os locais adoravam no alto de um monte, e como teve insucesso na erradicação da crença, decidiu associar o formato triangular do pinheiro à Santíssima Trindade e suas folhas resistentes e perenes à eternidade de Jesus. Nascia aí a Árvore de Natal.
Guirlanda: A tradição de se usar as guirlandas surgiu em Roma, pois os romanos acreditam que presentear com um ramo de planta traz saúde, motivo pelo qual passaram a enrolar os mesmos em coroas, para desejar que todas as pessoas de uma mesma família tivessem saúde.
Curiosidades:
1 – A frase Feliz Natal pode ser dita da seguinte forma em outros idiomas: francês - joyeux Noel; inglês - merry christmas; alemão - frohe weihnachten; espanhol - feliz navidade; italiano - buon natale; e em polonês - wesotych swiat.
2 – Cerca de 40% dos brinquedos dados às crianças no Natal são quebrados em março.
3 - A Estátua da Liberdade foi um presente de natal dado pela França aos Estados Unidos.
4 – A música natalina Jingle Bells foi a primeira canção cantada no espaço, no dia 16 dezembro de 1965.
😋 Espero que tenham gostado, comentem e compartilhem 😋
Postar um comentário