Vale a pena Antivírus para Celular? - Resumindo Geek

Vale a pena Antivírus para Celular?


Hey geek! Se estiver com pressa, clica aqui no botão de resumo. Dessa vez temos um tema extra pra você!




Muitos usuários de Android costumam baixar em seus aparelhos aplicativos que prometem proteger contra vírus e malwers, mas será que isso é realmente necessário? Será que isso realmente funciona? Fizemos alguns testes e algumas pesquisas para saber se é realmente necessário ter um antivírus em seu celular.

Os mais famosos:


Os aplicativos mais famosos que prometem proteger seu celular Android são os seguintes:

1 - Clean Master – Cheetah Mobile

2 - Avast – Avast Software

3 - AVG – AVG Mobile

4 - Virus Cleaner – Hi Security Lab

5 - Du Speed Booster – Du Apps Studio


O que realmente acontece no celular?


Ao inicializar o aplicativo, ele irá vasculhar seu celular em busca de anomalias. Durante esse processo, a memória RAM do celular será muito usada, causando lentidão, mas isso é passageiro.

Depois de ter inicializado o aplicativo uma única vez ele vai se tornar ativo no seu sistema, rodando em segundo plano para “tentar te proteger”, mas isso é ruim para o processador e para a memória RAM, pois além dos aplicativos que estão rodando em primeiro plano (os que você está usando no momento) o processador e a memória RAM vão ter que se esforçar mais para rodar junto o antivírus.

Em um exemplo simples, se o seu celular tem 1GB de memória RAM e usa naturalmente 500MB para rodar o Android e suas modificações, junto com o antivírus ele passa a usar 700MB, sobrando apenas 300MB para você usar. Isso acontece porque ele estará sempre vasculhando seu celular em busca de anomalias.

Na inicialização pode ocorrer do celular ficar um pouco mais lento, pois o celular além de ter que executar o Android, ele terá de abrir o antivírus junto.


Então o que fazer?


Para evitar que você pegue vírus ou malwers em seu celular é muito simples e quase não necessita muito do celular, basta usar a sabedoria! Não entre em sites considerados perigosos para o Google e muito menos clique naqueles anúncios que dizem “você é o visitante x e ganhou R$xxxx,xx”. Esse é um dos jeitos mais comuns dos usuários serem infectados com vírus.

Agora vou lhes passar uma lista sobre o que fazer para evitar vírus e malwers:

1 - Nada de clicar em anúncios duvidosos.

2 - Cuidado onde entra, sites maliciosos estão por todo lugar na internet.

3 - Não é porque está escrito GOOGLE que seja realmente o Google.

4 - “Seu Android está desatualizado” Isso é mentira! Caso seu Android esteja desatualizado seu celular irá lhe dizer, e não uma página na internet.

5 - E-mails também são suspeitos, muitos vírus são transmitidos via e-mail, fique atento.



Esperamos que você tenha se informado bem com nosso artigo! Caso tenha alguma dúvida, deixe nos comentários, estaremos sempre dispostos a responder suas dúvidas!
[full_width]

Um comentário :

  1. Dizem que 90% dos dados hackeados são feitos por engenharia social e se não estou enganado o restante é por ataque de força bruta.

    Temos que tomar cuidado com os nosso dispositivos, as vezes a porta se abre por falta de irresponsabilidade ou falta de conhecimento.

    ResponderExcluir

Copyright © Resumindo Geek. Designed by OddThemes